quarta-feira, 31 de agosto de 2016

E ai galera, blz?

Antes de tudo, gostaria de esclarecer alguns pontos:

Primeiro: sou totalmente amador no quesito investimentos, então muito cuidado se for seguir alguma coisa que faço! kkkkkkk

Segundo: nunca fiz curso na área, apenas gosto de ler bastante antes de tomar qualquer decisão;

Terceiro: estou aqui para trocar informações, porém, creio que tenho mais a aprender do que a ensinar (espero que um dia seja o contrário, pois quero contribuir com a evolução de todos);

Quarto: pelo que pude notar, ninguém da blogesfera considera FGTS como investimento. Eu levo em consideração, pois, além de gostar de acompanhar (e saber que faz parte do meu patrimônio), tenho um apartamento financiado ao qual irei utilizar esse saldo de 2 em 2 anos para abater (creio que com mais 5-6 anos quito tudo, sem utilizar os recursos investidos, apenas pagando as parcelas mensais e utilizando o FGTS).

CONTEXTUALIZANDO

Acho interessante também explicitar um pouco minha situação antes de mostrar os números.

Sou funcionário público (por enquanto, no momento estou com um plano em andamento para mudar essa situação), 33 anos, união estável e só comecei a me interessar por investimentos esse ano.

Apesar de ser muito controlado financeiramente, nunca ganhei muito bem, e sempre cometia um grande erro: juntava dinheiro com um único objetivo, gastar. Trocar de carro, fazer intercâmbio, comprar apartamento, etc. Então sempre fiquei descapitalizado. Acho que se fosse juntar toda essa grana que já gastei, estaria em uma situação muito mais confortável, entretanto, não me arrependo em momento algum! Graças a Deus tenho uma vida EXCELENTE e com bastante experiências.

Esse ano resolvi mudar essa estratégia (nítidamente não estava dando certo para o que quero do meu futuro) pensando no longuissímo prazo (aposentadoria). Atualmente, de dívida, só temos o apartamento que moramos, o qual financiei em torno de 45% do valor de compra e venho abatendo com o uso do FGTS de 2 em 2 anos (além das parcelas mensais, obviamente). Feito em Dez/14, 30% desse valor já foi quitado. O próximo uso do FGTS será em Jun/18, pois em Jun/16 acabei de fazer um abatimento com um saldo que estava lá.

Atualmente nossa renda familiar é em torno de R$13.000,00 bruto. Graças a Deus tenho uma parceira que pensa muito alinhada comigo. Controlada, reservada e pé no chão. Acredito que chegaremos longe desta forma.

Um último ponto: estamos em busca de outras rendas, pois viver só de salário é nítido que também não dá muito certo, a não ser que se alcance cargos executivos (o que não é nosso objetivo).

Acompanho nossa vida financeira de três formas: Patrimônio Total (Dinheiro e bens imóveis/móveis), investimentos e gastos mensais. Este último não vejo muito sentido em compartilhar.

Nosso patrimônio hoje se distribui da seguinte forma:

PATRIMÔNIO TOTAL



INVESTIMENTOS

Simplificado:
*Crédito para o blog Investidor do ABC (http://investidordoabc.blogspot.com.br/). Utilizei sua planilha como modelo.

Analítico:
*Crédito para o blog Nem Luxo...Nem Lixo! (http://luxo-nem-lixo.blogspot.com.br/). Utilizei sua planilha como modelo.

Minha visão do meu primeiro mês investindo na Bovespa.

Ações: estou seguindo o raciocínio do Investidor do ABC (http://investidordoabc.blogspot.com.br/). Achei bem consistente e sólida a forma de investir em ações que ele utiliza. Espero com o tempo adquirir a experiência e conhecimento necessário para tomar as minhas próprias decisões.
A carteira fechou o mês com +2,39%, o que acho excelente. Penso apenas que demorei demais para entrar nessa onda. Pelo que puder perceber, e tenho visto isso com bastante frequência, é que de janeiro para cá muita coisa subiu a galope. Vejo muitas notícias do tipo: “Aprenda como fulano faturou 50% na bolsa nos últimos meses”. Bom no bom, todo mundo é bom. Deve ter sido relativamente fácil conseguir isso, bastava apenas comprar uma única ação e esperar 6 meses. Quero ver a partir de agora...

FII: Aqui eu me dei BEM mal.

Percebi na prática que para se investir em FII precisa-se ter bastante conhecimento. Pelo que entendi, teria sido mais vantagem ter aplicado esse valor em um CDB com liquidez diária do que receber 0,5% ou 0,6% de aluguel.

Vou continuar estudando e procurando melhores fundos para se investir.

PREVIDÊNCIA PRIVADA: Infelizmente esse mês tivemos uma rentabilidade negativa. Meu medo ao aplicar nessa previdência é justamente esse. Apesar de aportar 12% e a empresa 10%, acho um risco muito grande. Vejo constantemente o governo metendo a mão nesses fundos para investimentos em infraestrutura.

OBJETIVOS

Hoje estamos com alguns planos para 1 ano, 5 anos, 7 anos e aposentadoria, dividos da seguinte forma:

1 ano
  • Viagem de lua de mel e casamento: decidimos fazer no exterior, tudo junto, festa e viagem, assim não gastaremos tanto com festa e já seguimos direto para a viagem;
  • TALVEZ trocar de carro no próximo ano. Nosso carro é 2013 e muito bem cuidado, entretanto, como estamos rodando muito, pensamos em comprar um veículo um pouco mais confortável, mas ainda estamos estudando o aumento dos custos (acho difícil trocarmos);
  • Estamos com um projeto de morar no exterior, então teremos um gasto com isso. No momento prefiro não dar muito detalhes até que se concretize.
5 anos
  • Quitar o apartamento.

7 anos
  • Chegar aos 500mil investidos, esperamos conseguir antes, mas fiz uma projeção BEM conservadora.

Aposentadoria

Bom, esse ponto aqui ainda está em aberto. Não sabemos ainda o quanto será necessário, nem em qual país estaremos morando. Iremos avaliar conforme for passando o tempo.

Estamos abertos à sugestões! :D

12 comentários:

  1. Grande NP, bem vindo ao mundo dos blogs e da Finansfera!!!
    Cara tem bastante coisa pra comentar de uma vez, vou fazer alguns comentários apenas para não me estender muito.

    1 - Parabéns, vc e sua companheira tem boa renda juntos, com jeitinho dá pra realizar os sonhos.

    2 - Excelente objetivos e prazos, penso que somos obrigados a colocar diversos objetivos cada um com prazo diferente para seguirmos e assim irmos marcando mais um passo na realização dos sonhos, se é um objetivo trocar de carro no próximo ano para ter mais conforto, planeje e faça! Será mais uma meta cumprida. Não deixe de ter conforto e de viver pra guardar todo o dinheiro, vc pode fazer um equilíbrio.

    3 - Sou suspeito para falar de viagens kkkkkk minha opinião, vá!!!

    4 - Quanto às planilhas, gostei da planilha analítica que mostra tudo, no entanto acho que deveria dividir as categorias. Geralmente contabilizamos apenas o que tem liquidez em (quase) imediata como ações, FII, CDB, LCI e outros que vc pode vender e ter o dinheiro em 3 dias. Pense assim, se eu precisar de dinheiro esta semana ainda, como terei? Se vc vender tudo vc terá o dinheiro em 3 dias mas apartamento e FGTS não. Patrimônio é diferente de investimento com liquidez. Tb tenho apartamento mas não considero ele nos meus investimentos por causa do que comentei mas se perguntar meu patrimônio ele será quase o triplo do que tenho investido.

    Vc tem mais de 430 mil total e mais e 350 mil imobilizado, aí te pergunto, se vc precisar de 300 mil para semana que vem vc tem? Provavelmente não terá pois com liquides imediata vc tem em torno de 80 mil. (números aproximados).

    Por fim, a planilha e o controle são seus, faça como achar melhor. Olhe o exemplo do Viver de Construção, ele faz dois fechamentos, um considerando as duas casas que construiu para vender e que há um tempo está parada sem vender (algo em torno de 500 mil acho) e um outro fechamento considerando os investimentos que tem em ações, FII, opções, CDB, LCI e etc, algo em torno de 300 mil (chutando pois não lembro) sei que o total do patrimônio dele beira 980 mil.

    Mantenha o foco pois muitas pessoas iniciam blog e depois desistem, ficam com preguiça e tal.

    Vou te adicionar à minha blogroll

    Estamos ai para o que precisar!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. BPM, é um prazer receber suas ponderações! Meu primeiro comentário! Estou aqui para aprender e aberto às críticas e sugestões!

    Por partes para facilitar:

    1 - Obrigado! Espero mesmo atingir nossas metas! Acho que com disciplina e equilíbrio chegaremos longe!

    2 - Com certeza a ideia de criar objetivos facilita nossa evolução! Como vamos saber se atingimos uma meta se ela nunca fora estabelecida? Além disso, a criação de metas acaba por estimular quando começamos a ver os resultados!

    3 - Também sou suspeito, já viajei BASTANTE! Tá ai uma coisa que vale a pena investir(sim, considero um investimento, assim como educação). Gostei inclusive da sua postagem sobre sua última viagem! Minha noiva pensa da mesma forma que eu, ainda bem! Acha melhor gastar com uma boa viagem do que em festa de casamento. Estou querendo fazer com ela uma viagem que fiz em 2013, descendo toda a costa da Califórnia e finalizando em Las Vegas - NV.

    4 - Concordo com você em partes! kkkkkk
    Realmente faz sentido o seu ponto de vista, não havia pensado nessa questão da liquidez, mas deixa eu te explicar como penso.

    Sobre o apartamento: como moramos nele e não nos traz nenhuma renda, considero apenas como patrimônio, mas não como INVESTIMENTO, neste aspecto concordo com você. Por isso nossa meta é chegar aos R$500mil INVESTIDOS.

    Sobre FGTS, também concordo com você, não considero investimento (apesar de estar na planilha). Como mencionei no começo do post, estou contabilizando apenas para quitação do imóvel.

    Discordando um pouco da parte da liquidez. Como nosso objetivo final é a independência financeira, acredito que devo levar em consideração todos os valores que irão me render alguma coisa no futuro, como, por exemplo, minha previdência privada. Minha previdência privada, apesar de ter liquidez, perderia uma boa parte do que investi para o IR, além da contrapartida da empresa, então considerado como se fosse liquidez zero. Não passa nem pela minha cabeça utilizar esse dinheiro para alguma coisa que não seja aposentadoria, mas, como mencionei também no começo do post, é o melhor investimento que tenho hoje. Aporto 12% do meu salário e a empresa 10%. Esses 12% representam muito da nossa capacidade de investimento, pois só conseguimos, em média, aportar 20% ao mês por causa das contas mensais.

    Estamos fazendo de tudo para aumentar nossa renda, pois já enxugamos BASTANTE as nossas contas, então não temos mais como fazer grandes aportes.

    Resumindo, concordo em partes com você, por isso considero que nossos investimentos hoje totalizam quase R$168mil (Previdência + TD + Ações + FII).

    Aceitando sua sugestão, nos próximos meses vou compartilhar apenas os investimentos! kkkkkk

    Sobre não perder o foco, pode deixar! Estou viciado em ver nosso patrimônio crescer! E gostei da ideia de poder compartilhar e trocar conhecimento aqui na blogesfera!

    Abrs!

    ResponderExcluir
  3. Uma renda muito boa....parabens!! E outra coisa..encontrar uma mulher assim economica, companheira que saiba de todos os esforços tornou-se raridade!!!! Voce tem aportado mais ou menos quanto por mes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Victor, blz? Valeu pelo comentário!
      Realmente, difícil achar alguém assim nos dias de hoje! kkkkkkk
      Acho que, se ela não fosse assim, não daria certo nunca!
      Então, não tenho como te dizer exatamente quanto venho aportando pois não fazia esse acompanhamento.

      A única coisa que sei é que, nos últimos anos, 10% do meu salário ia para a previdência. A partir desse mês serão 12%. Além disso, alguns meses chegavam a sobrar algo, outros não.

      Abrs!

      Excluir
  4. Oi amigo! Obrigado por comentar no blog. Gostei do seu blog também. Se você deseja saber um pouco mais sobre o mercado, recomendo ler o livro O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Investidor do ABC!! Eu que agradeço a visita! Já havia lido sua recomendação, pois li quase todas as suas postagens!!
      Estou com 4 ou são 5 livros na fila para ler (de todo tipo de assunto), esse é um deles!

      Abrs!

      Excluir
  5. NP,

    parabéns pelo blog!
    muito bom!

    notei q vcs usam a planilha de outro blog q gosto muito (nem luxo, nem lixo)... onde vc conseguiu esta planilha?
    poderia compartilhar?

    obrigado!
    PD7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande PD7, blz?

      Obrigado! Que bom que gostou! Sei que não chego aos pés de alguns outros blos, pois estou voltado mais para manter um diário mesmo (mensário na verdade hehehe), mas fico feliz que alguém esteja lendo.

      Sobre a planilha, sim, usei como base a do Nem Luxo, Nem Lixo, porém fiz do zero! Posso compartilhar sim, só tem um problema, quando salvo aparece meu nome pessoal! hehehehe
      Você sabe como tirar isso?

      Abrs!

      Excluir
    2. Todo mundo tem sua contribuição... e todos somos importantes, cada um ao seu modo! heheheh

      Onde aparece seu nome? Vc quer dizer no nome do arquivo ou dentro da planilha? Não entendi bem.

      Abraço e bom fds!

      Excluir
    3. Então, aparece meu nome nas propriedades do arquivo. Se você clicar com o botão direito e for em propriedades, aparecerá "Autor: Fulano de Tal". Hahahahaha.

      Me manda um e-mail que fica mais fácil: nordestinopirangueiro@gmail.com.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir